terça-feira, 1 de maio de 2012

Testes vocacionais



Links sobre Testes Vocacionais:

·Guia da Carreira: 19 perguntas: http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/
·Portal dos Estudantes: 60 perguntas: http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
·Caiu a ficha: teste por afinidades: http://www.caiuaficha.com.br/teste_vocac/teste_vocac.html

Como se preparar para o Enem?


Hoje o ENEM está consolidado como o meio que substituiu os vestibulares tradicionais, se tornando o caminho mais curto para a universidade.
Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), também necessitam da nota do ENEM.
Com tantos benefícios oferecidos e sendo o único meio de acesso a eles, o ENEM está exigindo um preparo ainda maior da pessoa que busca algo mais para seu futuro. Os estudantes que pretendem realizar as provas deste ano devem ter uma dúvida em comum: Como se Preparar para o ENEM?

Assuntos do Enem

As matérias que caem no ENEM são divididas em quatro blocos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Além disso, no último dia é aplicada uma redação com tema secreto. Sabendo sobre essa estrutura do Exame, não haverá nenhuma surpresa para os dias das provas.Importante: Decorar simplesmente os conteúdos do ensino médio não será eficaz para o participante. É preciso que o mesmo saiba interpretar e julgar os ítens propostos aliando conhecimentos teóricos e práticos. Uma leitura sistemática de jornais e revistas, juntamente com livros didáticos do ensino médio é a opção mais equilibrada para uma boa preparação e assimilação dos conteúdos do Enem.
Além de estudar todas as matérias, o candidato deve desenvolver a prática da leitura e interpretação de texto, pois a maioria das questões exige isso. Leitura de jornais, revistas, portais da Internet e acompanhamento dos telejornais também são muito importantes. O candidato deve estar bem atento às notícias e acontecimentos do ano, principalmente aqueles de relevante importância social, que sempre aparecem contextualizados em questões do Enem. Ficar ligado aos fatos atuais e por dentro de assuntos de ética, cidadania, e democracia, é uma excelente base para a redação do Enem.
As provas estão organizadas em questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada (A, B, C, D, E), sobre Português, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Linguagem Estrangeira (Inglês ou Espanhol), totalizando 180 questões mais a redação.
O mais importante é que o candidato estude de verdade, sempre se mantendo informado sobre questões de ética, cidadania, democracia e acontecimentos do mundo atual. Fazendo isso, o resultado do Enem será vitorioso, tanto nas provas objetivas, quanto na redação. Bons estudos!